terça-feira, maio 03, 2011

Programa Coleta Óleo vegetal Usado na Cidade de Águas de São Pedro

Em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação da cidade de Águas de São Pedro a  FECUMA iniciou ontem nas escolas da cidade o seu Programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado.
A EMEF "Maria Luisa Fornasier Franzin" e a EMEI "Vida" receberam as atividades de Educação Ambiental junto com o material necessário para receber o óleo usado, passando a ser um ponto de coleta. 
Os alunos foram orientados e instruídos à orientar  seus familiares de como proceder para separação e transporte até as escolas, também alerta-los aos riscos a saúde por consumo exagerado de frituras bem como dos danos econômicos e ambientais causados pelo descarte incorreto desse resíduo.



segunda-feira, abril 25, 2011

Educação Ambiental - Programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado nas Escolas de Iracemápolis

Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Iracemápolis

Nos últimos dias 14 e 19 a FECUMA em parceria com as secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Educação de Iracemápolis, realizou as suas atividades de Educação Ambiental do Programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado à 1581 alunos das escolas municipais de Iracemápolis SP.

As escolas contempladas foram: EMEF "Professor Benedito Freire"; EMEF "Dona Leontinha de Oliveira; EMEF "Dulcidia Costa Rivaben"; EMEF "Antônio Candido de Camargo".

Essas escolas aderiram ao Programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado passando a ser um ponto de coleta. A partir de então os alunos poderão trazer para sua escola, destinado adequadamente esse resíduo eles estarão evitando a contaminação do solo e água pelo mesmo bem como entupimento das tubulações de esgotos.
Ainda, com o óleo coletado as escolas passaram a acumular pontos, esse pontos serão trocados por materiais usados pelos alunos em atividades escolares, como atividades de Educação Física, Cultural e outras.



quarta-feira, março 16, 2011

Participação no Seminário de Avaliação do Projeto FEHIDRO 2010 desenvolvido pelo PCJ

Ocorreu no período da manhã na Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP o Seminário de avaliação dos resultados do projeto "Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas", realizado pelo PCJ.
A FECUMA  participou com a apresentação do seu Projeto de  Educação Ambiental "Formação de Multiplicadores Ambientais" que foi desenvolvido no ano de 2010/2011 em parceria com  a SEMEC - Secretária Municipal de Ensino de Charqueada. O projeto foi apresentado de forma oral e expositiva.
O Evento proporcionou a troca de experiências e informações ambientais entre representantes das 24 cidades da região  presente.







                                                    

terça-feira, janeiro 11, 2011

Educação Ambiental para Escola Professor Benedito Dutra Teixeira

       O Centro de Educação Ambiental da FECUMA recebeu em suas visitas monitoradas 316 alunos no período de outubro a dezembro de 2010. Foram atendidos alunos da 5ª série do ensino fundamental II até o 3º ano do ensino médio da Escola Professor Benedito  Dutra Teixeira no município de Charqueada SP.
Esses alunos tiveram a oportunidade de aprender como nascem as florestas, desde os esforços e critérios para a obtenção das sementes nas matrizes florestais, passando por certo detalhamento quanto ao beneficiamento de sementes, sua germinação, crescimento inicial da plântula, enraizamento e rustificação da muda – processo que torna a muda florestal pronta para o plantio.
O papel protetor da manutenção do volume e qualidade da água exercido pela floresta ciliar foi discutido por meio da dinâmica educacional da maquete, na qual simula os efeitos das chuvas sobre o ambiente florestal em contraste com o ambiente degradado.

O Programa ainda proporcionou visitas ao Museu de Ciências Naturais, para discussões sobre diversos temas relacionados a ecologia – incluindo as formas de interação do homem com o meio ambiente que resultaram nas alterações ambientais constatadas na atualidade.

Com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre outras formações florestais brasileiras (não apenas a Mata Atlântica), os alunos são direcionados a sala de áudio-visual para uma apresentação sobre biomas brasileiros. Dessa forma, buscou-se construir a idéia mais abrangente sobre a importância da conservação e restauração de todas as tipologias florestais. Ainda na sala de Áudio os alunos participam deu ma apresentação e discussão sobre resíduos.

Entremeado às atividades didáticas, há uma pausa para a realização de um lanche, que, quando possível, é desfrutado ao ar livre no gramado em frente ao viveiro. Normalmente, esse lanche é composto por frutas da época, sanduíches de presunto e queijo, tendo suco de frutas e água como bebidas.


Ao término dessas atividades e dependendo da disponibilidade de tempo, ainda há uma última atividade, normalmente lúdica, mas voltada a sedimentação das informações transmitidas. Essas atividades são constituídas de jogos com temas ambientais, de caráter cooperativo, onde ao final as equipes  realizam o plantio de árvores nos jardins da FECUMA.


A seguir algumas imagens ilustram as participações.